domingo, 31 de outubro de 2010

Chita é chique...é tudo!!!

     Nós aqui do reino, simplesmente adoramos tecidos muito,mas muito coloridos...então é inevitável não falar da chita...um tecido que é a "cara" da nossa cultura multi facetada e que faz o maior sucesso na decoração...para saber um "pouquito" mais,achei esse resumo histórico do projeto "Chitinha Bacana". 
Chita – Tecido de algodão com desenho de grandes flores coloridas. Surgiu na Índia e, devido às grandes navegações, conquistou a Europa.
Chita quer dizer variado. E essa é a maior qualidade desse tecido que, também devido às grandes navegações e por causa da diversidade de estampas que pode carregar, notadamente as florais, tornou-se popular.
A Chita pelo Mundo
Antes de Chegar ao Brasil
      Na Itália, a moda de tecidos florais assumiu importância exagerada durante muito tempo. Séculos depois, a padronagem desse tecido recebeu a influência das expedições e das grandes viagens pelo mundo.
      Nos Estados Unidos, que já possuíam as primeiras máquinas de estampar, o tecido ganhou força com flores miúdas (ainda tão comum nos dias de hoje). Por ser um pano ordinário de algodão, era trabalhado à mão em bancas de estampar pelo impressor e pelo pintor de cores, ajudado por aprendizes.
A Chita no Brasil
A história da Chita traz muito da trajetória do Brasil. Do passado, ela tem a marca do castigo, da festa, da criação, da arte, do trabalho, da simplicidade, da malícia e, ao mesmo tempo, uma alegria escancarada que combina cores e misturas descontroladas nas estampas que vestiam escravos, camponeses, tropicalistas, personagens literários, teatro, novela e cinema, sem perder sua inocência.
A chita veio para o Brasil trazida pelos portugueses. Aqui, como em outros lugares inicialmente, era um pano usado para forrar mesas em casa de pau-a-pique. Depois, foi sendo utilizada em cortinas, colchas de cama, colchões, etc. Mais tarde, pessoas que trabalhavam na roça e de baixo poder aquisitivo começaram a usá-la como roupa.
Com a transferência da Casa Real portuguesa para o Brasil, deu-se início à indústria têxtil em solo nacional. Pois, com a Família Real, chegaram ao Brasil os primeiros empresários do ramo, que aqui montaram fábricas de estamparias para efetivar a produção local de algodão estampado. O uso dessa matéria-prima aparentemente comum caiu no gosto do povo. Com a força do colorido brasileiro estampado na fauna e na flora e com um toque de brasilidade todo especial, o tecido popularizou-se e virou moda.
Hoje, o que se chama de chita não é mais que puro algodão, nem todo pano de algodão estampado é chita. As estampas são muitas e não são só flores. O pano que, no início, servia de toalha de mesa hoje empresta sua estampa para designers que são a sensação de grandes nomes do Brasil. O requinte fica por conta da harmonia ímpar das cores e das estamparias que, unidas ao corpo da brasileira, adquirem movimento e vida transformando-se numa diversidade única e bela.
E, assim, o mais simples dos tecidos de algodão estampado, com suas cores e sua “brasilidade”, ganhou fama. Os grandes nomes da moda deram à chita um tratamento e um refinamento de tal forma que é com ela que eles representam o Brasil no exterior. Até a alta costura resolveu apostar na chita. Recentemente, estilistas brasileiros e designers de calçados mostraram versões fashion do tecido no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, na exposição Chita na Moda. Numa visão que forja o nosso futuro a partir das nossas“raízes culturais”.
A chita, para nós, brasileiros, não é apenas um tecido. É uma história de vida. Vida de um povo, vida de um país.
 

Presença confirmadaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!



   Ontem...numa das belas tardes da capital paraense, as meninas do reino Sheila Medeiros e Patrícia Marques estiveram na loja estilosa Collabora,onde nossos produtos estão à venda...e confirmaram participação na décima edição da Caixa de Criadores...maior evento de moda e design do Estado!!!Aguardem...logo, logo daremos detalhes do evento...

O mercado de moda e design em Belém!!!

CAIXA DE CRIADORES MODA E DESIGN EM BELÉM



Outro dia estava dando aula numa sala de cursinho e por algum motivo, que não consigo recordar, acabei falando sobre moda e design com um grupo de alunos...todos me ouviram atentos e atônitos quando disse-lhes que Belém já possui um grande movimento nesse segmento...são eventos, feiras, workshop e até curso de moda(Unama) e design de interiores(Unama) já temos em terras tupiniquins!!! Só é uma pena que essas novidades e informações não ultrapassem os limites da capital...só muito interesse no assunto e um bom provedor da net.com pra ficar antenado com esse mundo que acaba de abrir as portas por aqui. 
     Agora não dá pra falar de moda e design em Belém sem citar um dos grandes responsáveis por essa "sacudida fashion" no norte do país :A Caixa de Criadores!!!!! Um COLETIVO que surgiu através da reunião de jovens criadores, com o objetivo de difundir informação, cultura, moda e design em Belém do Pará. Uma das várias etapas desse projeto é o lançamento da 1ª edição do Caixa de Criadores, num evento que lançará coleções de 13 estilistas da nova geração, designers de objetos e acessórios, além de obras de artistas visuais, que serão apresentados e comercializados em eventos itinerantes que acontecerão em vários pontos da cidade. Além disso, o projeto busca também estabelecer ações paralelas para estudantes e outros profissionais do setor promovendo discussão e educação sobre o campo da moda, design, arte e cultura na região, através de palestras, oficinas e workshops criando espaços para o reconhecimento e crescimento profissionais, importantes para a competitividade e identidade da moda paraense.
O Caixa de Criadores é um coletivo que acredita fomentar o mercado local, buscando matéria-prima regional, confecção de embalagens de empresas e parceiros locais, mão-de-obra de comunidades de costureiras capacitadas pelo SEBRAE-Pa, criando um produto de moda 100% paraense e exercendo a cidadania social.
     Se gostou do projeto então fique atento...a próxima edição (já foram dez) da Caixa de Criadores acontece no início de dezembro, aguarde!!!!!!!!!!!!!!!

 

REAPROVEITAR PARTE II

Já tem algum tempo que observamos uma tendência em reaproveitar alguns materiais, como móveis velhos, madeira de demolição, coisas da casa da vovó, como alguns dizem.
Nós das Coisas do Reino já fazemos isso há bastante tempo. vejam esse exemplo. É um baú feito de palete e esse palete foi doado por um vizinho nosso, dono de uma padaria. Adivinhem o que foi feito com o restante que ficou na padaria... 
O que resgatamos ficou assim. Quer ele pra você?


Baú feito pelo seu Ataíde para as Coisas do Reino
Em outros momentos mostraremos o que mais conseguimos fazer com os paletes que nos foram doados.

sábado, 30 de outubro de 2010

APARECEMOS EM OUTRO BLOG

Sentimo-nos lisonjeadas pela postagem do professor Bruno Marques em seu blog, referindo-se às Coisas do Reino. Somos também visitantes assíduas do blog dele e sem dúvida nenhuma ele contribuiu para que fôssemos um sucesso de acesso nos três últimos dias. Ontem tivemos 271. Muito obrigada a todos que tem visitado nosso blog. Voltem sempre!

O MAIS ACESSADO

Ontem o blog mais acessado de Santa Izabel foi o Blog Coisas do Reino que trata sobre design com tecidos e outras coisas criativas. Parabéns! Esse surpreendente sucesso tem essência: A qualidade das peças confeccionadas que já foram mostradas até em blogs de repercussão nacional. Para quem ainda não foi lá, vale à pena dar uma conferida. 
 
fonte: Blog do Bruno Marques: http://dombruno.blogspot.com 

O VELHO VIRA NOVO

Esse móvel é a carcaça de uma antiga sapateira. Ela era forrada de napa, e com o tempo foi se desgastando. Retiramos a napa e pintamos com tinta esmalte amarela, depois colamos tecido. Era um móvel que parecia não ter mais função. Agora funciona como uma pequena estante.
Adoramos transformar as coisas!



Um outro exemplo de reaproveitamento é o que fizemos com esta tela. Em sua primeira versão, via-se uma paisagem. Não era uma pintura, era uma colagem de papel. Sua dona não se interessava mais por ela e resolveu doar para as Coisas do Reino. Pintamos o fundo de amarelo, colamos tecido ao fundo e colamos, por cima, uma rosa de MDF. Confeccionada pelo seu Ataide que é esposo da dona Noca, e pai de Sheila e Natália, três das mulheres das Coisas do Reino.


Mais uma obra, desta vez garrafas. Elas foram pintadas e decoradas por Patrícia, o quarto nome das Coisas do Reino.







sexta-feira, 29 de outubro de 2010

OUTRAS CAPAS DE CADEIRA

Mais possibilidades para deixar o ambiente colorido e diferente. Quando você muda as capas das cadeiras, o ambiente ganha um novo visual, e você nem precisa gastar muito pra isso. Tem mais um conjunto. Aguarde.



CAPAS PARA BANCOS

Você pode dar uma cara nova para seus bancos. É necessário pouco tecido, então dá para abusar um pouquinho. Faça mais de uma capa e troque sempre que quizer. Elas possuem elástico nas beiras, o que facilita a colocação e a retirada, quando precisar lavar. Adote essa ideia.
Se quizer comprar ou encomendar qualquer um desses produtos anunciados não se reprima, entre em contato conosco.









quinta-feira, 28 de outubro de 2010

APARECEMOS NO BLOG LÁ EM CASA DA REVISTA CASA E JARDIM

Sentimo-nos honradas pela atenção nos dada por Cláudia Pixu, do blog LÁ EM CASA. Somos visitantes assíduas desse blog, e somos leitoras da revista Casa e Jardim. Imaginem, então, que é muito significativo para nós sermos apresentadas em tão grande estilo. 


ARMÁRIO DE TECIDO

Recebi um email do interior do Pará que me apresentava um blog , O Coisas do Reino (http://coisasdoreino4.blogspot.com). Sheila e mais três amigas, trabalham com tecidos. Elas fazem edredons, capas de almofadas, toy art, cortinas e forram móveis. Vejam a coincidência… Dando uma olhada no site Catarina Regina (http://catarinaregina.tumblr.com/) achei a foto desse quarto e olhem o armário. Não é muito parecido? Parabéns meninas! Vocês estão bem antenadas!

http://colunas.casaejardim.globo.com/laemcasa/2010/10/27/armario-de-tecido/

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NOVA UTILIDADE

Esse móvel é chamado de bateria de pendurar louças na vila em que eu morava. E foi de lá que o trouxe. Gosto muito dele. Pintei e o coloquei em minha sala para pendurar meus colares.  


Restos de tecido e muita criatividade!!!

     Fiquei pensando sobre o que eu poderia fazer com os restos de tecido que se acumulam no canto do Ateliê...jogar fora nemmmmmmmmmmmm pensar!!!Então andei bisbilhotando por aí e achei tanta coisa legal!!!Confiram...e se tiverem um tempinho de folga,coloquem em prática...aproveitem!!!

COLAR FEITO COM TIRAS DE TECIDO...



Material Necessário

  • Retalhos de Tecido
  • Tesoura
  • Alicate
  • Colar com anéis para abotoar
  • Alfinete
  • Anéis para prender o colar, dois grandes e dois pequenos
     

Como Fazer

Passo 1: Cortar 6 tiras de tecido com cerca de 50cm de comprimento e 0,6cm de largura. Pegue diferentes estampas.
Passo 2: Pegue 3 tiras de tecido e dê um nó em uma extremidade, deixando cerca de 2,5cm sobrando. Prenda essa extremidade com um alfinete em um travesseiro, em sua calça jeans ou em algum outro lugar que fique bem preso.
Passo 3: Trance o tecido até atingir o comprimento desejado. Dê um nó no final e corte o excesso. Repita esse processo com o segundo grupo de 3 tiras de tecido, trançando até um comprimento um pouco maior que o do primeiro grupo. No momento de trançar, vá verificando o comprimento em seu pescoço.




Passo 4: Pegue um anel grande e utilize o alicate para abri-lo. Passe as duas extremidades dos tecidos trançados no anel, e prenda-o. Repita esse processo para o outro lado dos tecidos trançados.
Passo 5: Pegue um anel pequeno e abra. Passe esse anel dentro do anel grande que prende os tecidos e dentro da corrente do colar e prenda-o. A corrente deve ter cerca de 15 centímetros, dependendo do seu gosto.
Passo 6: Na outra extremidade da corrente, coloque um fecho para colares e coloque um anel pequeno na outra extremidade dos tecidos. Isso servirá para fechar o colar.

PEQUENAS ÁRVORES DE NATAL



     O natal está chegando e essas pequeninas árvores natalinas podem decorar a mesa da ceia...personalize sua decoração!!!


     Diferentes e muito delicadas são essas mini árvores de Natal de tecido estampado que encontrei no site The Small Object.
      Fáceis de fazer é só cortar os tecidos, fazer uma barrinha na máquina em ponto zigue-zague e fechar formando um cone. Passe um pouco de cola quente para fixar um sobre o outro.


     Espero que tenham gostado...em breve mais novidades para o Natal!!!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MÓVEIS PARA SEREM VISTOS

Essa cômoda  e esse guardaroupas são daquelas peças que fazem o maior sucesso. Peças que podem e devem ser expostas para que todos vejam. Nós que fizemos.




CAPAS PARA ALMOFADAS COM APLICAÇÃO

Essas capas tornarão seu espaço mais aconchegante e gostoso. Elas ficam bem em vários lugares. Em seu sofá, por exemplo. Você pode também usá-las em bancos de varandas, em cadeiras, ou até mesmo jogadas por cima do tapete de sua sala.







MAIS NOVIDADES DO REINO




Edredom para cama casal

Edredom para cama casal






segunda-feira, 25 de outubro de 2010

CAPAS PARA CADEIRAS

Veja como deixar seu jogo de cadeiras mais colorido. Foram confeccionadas, de tecido, capas para os encostos e para os assentos. Esse jogo fica na minha cozinha. Tenho mais dois em estampas diferentes. Adoro!!!


Antes


Depois com as capas



Uma das cadeiras


sábado, 16 de outubro de 2010

Estamos na Colabora

Você encontra as Coisas do Reino na loja Colabora em Belém. Fica na Av. Braz de Aguiar, entre Serzedelo Corrêa e Dr. Moraes. Galeria Bangalô-Loja 5. Fone 3242.0130
Visite-nos!!!
Nosso Email: coisasdoreino4@gmail.com
Fone: (091) 8708-9799




segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Casas com história e muita afetividade!!!

     O homem e sua eterna insatisfação e conflitos diante daquilo que conquistou!É histórico...já fomos teocentristas,antropocentristas,teocentristas e antropocentristas...lutamos pelos direitos feministas e hoje queremos um homem pra comandar a casa...fomos hipies,punks e hoje somos pais loucos com filhos "caretas"...enfim!!!Tudo muda o tempo todo...mas o que buscamos mesmo é a felicidade de alguns minutos,é voltarmos pra casa e encontrarmos o nosso recanto de paz junto àqueles que amamos e que nos acompanham nessa jornada incrível que é a vida!!!A grande questão é que muitas pessoas ainda não conseguem se encontrar dentro da própria casa...móveis caros e bonitos nem sempre representam o que você quer realmente encontrar ao voltar pra casa!!!Felizmente,assim como na história,retrocedemos e percebemos que o lugar onde moramos não é apenas um amontoado de tijolos que precisa ser glamourouso aos olhos dos outros...antes de tudo,ele é o nosso universo particular,onde demonstramos o que realmente somos e onde realmente deveríamos gostar de estar...o mercado de design já há algum tempo vem apresentando essa tendência de transformação...aproveite o momento e siga também essas influências...deixe sua casa com a sua "cara"...espalhe sua história pelos móveis,objetos,paredes...e deixe marcas de afetividade por todos os compartimentos...você vai ver que voltar pra casa vai ser bem mais interessante e que há coisas que o dinheiro realmente não compra!

domingo, 3 de outubro de 2010

As Corujitas do reino...Coleção Memórias de Pano!!!

   As corujas fizeram parte durante um longo tempo,dos meus temores infantis...na pequena cidade em que moramos,voltar da escola  já ao anoitecer,era um verdadeiro acontecimento...tudo devido a um prédio de arquitetura antiga e bem parecido com uma daquelas casas mostrada nos filmes de dráculas que insistiamos em assistir frequentemente!!!Essa tal casa era rodeada de grandes árvores,vivia fechada e muitas histórias horripilantes eram contadas sobre ela e o pior de tudo...ela ficava justamente na esquina da nossa rua,num perímetro escuro e deserto...portanto ao voltarmos da escola,a molecada se reunia para atravessar este temeroso trajeto,o problema é que ao passarmos gritando,com medo de nossos fantasmas e vampiros particulares,várias corujas que ali habitavam,saíam alvoroçadas e nos aterrorizando ainda mais!!!Durante a madrugada,algumas passeavam sobre as casas da vizinhança e ao soltarem aquele barulho de "rasga mortalha",minha mãe se benzia e dizia:"Creio em Deus Pai"...pois no interior,esses bichos e seus "piados" representavam mau agouro e até mesmo o anuncio da morte de alguém próximo...Hoje essas lembranças são guardadas com muito carinho...o que seria da minha infância sem essas fantasias ou "quase aventuras" vividas com tanta ingenuidade?Por isso elas foram as primeiras memórias de pano saída de minhas mãos!!!E é com um imenso prazer que a compartilho com vocês!Espero que gostem e aguardem novos toys e histórias que vem por aí!!!                                                                                                          por Patrícia Marques

TOY ARTE

Definição
Toy art, designer toys, urban vinyl, etc, são vários termos que definem o conceito de "brinquedo de arte". É um brinquedo feito para não brincar, dirigido para pessoas com idade acima de 14 anos - especialmente adultos - e com o intuito de colecionismo e/ou decoração. O toy art é, em síntese, uma "tela" em 3 dimensões para artistas e designers expressarem sua arte. Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade.
Porém, na prática não são brinquedos. Brinquedos comuns costumam serem produzidos aos milhões e suas séries são constantemente relançadas devido ao sucesso. Um toy art sempre terá tiragem limitada, numerada ou assinada, e não será relançado - a não ser se for criada nova versão de grafismo. Brinquedos são para crianças brincarem (posteriormente, destruir ou passar adiante). Um toy art é para um adulto ou adolescente colecionar, guardar e cuidar. Quando tem algum membro articulável, serve apenas para mudar a pose na exibição. A temática de um brinquedo é geralmente infantil, baseada em bichinhos, personagens famosos, de desenhos animados ou super-heróis. Os temas de um toy art podem ser meigos, violentos, subversivos, políticos, cômicos, criativos ou de linguagem urbana, underground, erótica, satírica, etc. O intuito do toy art é, como qualquer obra de arte, causar alguma reação no observador. Bons exemplos: O palhaço do "Ronald McDonald´s" de Ron English e o "Mickey" de Keith Haring.

[editar] História

Em 1998, um desconhecido artista de Hong Kong, Michael Lau, levou para uma amostra de brinquedos alguns GI Joe (o nosso conhecido Falcon) remodelados e customizados, com roupagem hip-hop, logos, correntes e jeans. Fizeram o maior sucesso, pois eram diferentes de tudo que se havia visto. Essa criatividade estimulou a imaginação de muitos artistas e não artistas. Lau fez 101 figuras customizadas assim. Hoje ela valem como verdadeiras jóias.
Michael Lau ganhou status de mito, e é citado sempre que se fala nas origens do movimento, ao lado de James Jarvis, Eric So, Bounty Hunter, Brothersfree, Jason Siu, Tim Tsui, Jakuan, Furi Furi e outros. O Big Bang de 1998 reverberou no mundo todo.

[editar] Materiais

Qualquer material pode ser utilizado para se fazer um toy art. Os nacionais são geralmente de tecido ou plush, por serem de fácil manufatura e acesso. Já os importados costumam ser de vinil ou materiais plásticos, de processos bem mais caros e industriais. Existem também de madeira, metal, resina e até papel

TOYS...coleção Memórias de pano!!!

     Sempre gostei do design retrô aliado às influências modernistas...tudo isso misturado ao excesso de cores e estampas...daí surgiu uma coleção cheia de histórias e delicadezas...cada toy é criado a partir  das lembranças dessa humilde súdita que aqui manda notícias do reino...lembro-me que desde a infância de minha avó, era comum que as bonecas fossem feitas de pano...infelizmente os tempos mudaram e hoje a infância requer outra realidade, voltada para as grandes tecnologias...por isso aderi ao projeto desse reino de pano aqui compartilhado com todos vocês e encarei o resgate dos bonecos de tecido!!!Meu trabalho ganha vida através de algumas marcas nipônicas,pois minha infância no interior do estado do Pará se deu numa região conhecida pela grande colônia de imigrantes japoneses...logo, não foi difícil crescer encantada com esse universo dos mangás e desenhos orientais...então,cá estou, mergulhada no resgate dos bonecos de pano, coloridos e de grandes olhos...espero que gostem!!!
                                                                                                                            Por Patrícia Marques